BIOENERGÉTICA

Bioenergética é uma maneira de entender a personalidade em termos de corpo e processos energéticos. Tem uma função terapêutica imprescindível para o homem moderno, já que, através do corpo, conecta novamente o indivíduo com seus sentimentos e emoções. Aqui, o objetivo principal é o aumento da vitalidade e do potencial, para o prazer e alegria de viver.

A quantidade de energia que uma pessoa tem e como a usa determinam o modo como responde à vida. Todo sentir começa com o sentido de si próprio, do próprio corpo.  Uma das características da vitalidade é estar em contato, primeiro, com o corpo; depois, com o ambiente, o que significa está firmemente plantado na terra, identificado com o seu corpo, ciente da sua sexualidade e orientado para o prazer.

Outro ponto marcante é a respiração — respirar fluidamente, fácil e profundamente. Para manter os sentimentos represados é necessário que o indivíduo diminua a profundidade da respiração. Com o tempo o corpo consolida esse processo.  E toda pressão (stress) produz tensão. Tensões crônicas diminuem a energia, a vitalidade e a fluidez, causando um bloqueio que limita a autoexpressão.

Os vários exercícios da Bioenergética, usando fundamentalmente a respiração profunda, junto com posturas e movimentos corporais, procuram suavizar a estrutura muscular formada para conter os sentimentos. Possibilitam a pessoa a entrar em contato com a tensão e a liberá-la através da consciência do bloqueio e do aprofundamento da respiração. Ajudam a sentir como o ser inibe ou bloqueia o fluxo de excitação no seu corpo, como limita a sua respiração, restringe os seus movimentos e reduz a sua autoexpressão.


A Bioenergética irá lhe ajudar a:

  • Aumentar vitalidade.
  • Reconhecer o seu potencial.
  • Resgatar a autoestima.
  • Melhorar a sua interação com os outros e com a vida.
  • Resgatar a alegria e o prazer de viver.